Marketing online ou off, qual escolher?

Independente de qual estratégia e meio usar, é importante elaborar um bom planejamento!

Marketing online ou off, qual escolher?

O modo de se comunicar mudou, com o novo jeito de fazer comunicação e marketing fizeram com que as empresas buscassem criar ações e estratégias para deixar de fazer somente o básico, mas encontrando possibilidades de conversar com o seu público. Além dos meios já tradicionais de comunicação, como os impressos, rádios e televisões, outdoors, a internet agrega muito quando pensamos em divulgação, mas será que ela funciona sozinha?

Entendemos que todas as maneiras de comunicar, seja on ou off, podem ser complementares umas às outras, sendo que o público-alvo da empresa em questão pode estar em mais de um meio, por exemplo.

Depois que houve o boom da internet os meios tradicionais não acabaram, talvez nem vão, o que ocorre é que eles precisaram passar por adaptações e ainda estão passando, para que conquistem ainda mais o seu público e não caiam no esquecimento.

Na divulgação no meio online, por exemplo, é o meio mais prático e muitas vezes mais barato para que o consumidor da sua empresa seja capaz de visualizá-la na web. Apesar de ser considerada uma mídia com custos reduzidos, há desafios ainda maiores, prender a atenção do público-alvo, conquistá-lo e fazer com que ele entenda que o seu produto ou serviço é destaque entre os demais. A parte mais bacana desse meio é a interação que é permitido entre consumidor e fornecedor e o conteúdo que pode gerar engajamento e conversões nas diversas modalidades da web.

Já no meio off, a mídia tradicional, pode abranger uma parcela maior de pessoas, pode conseguir vários clientes e também mostrar seus produtos e serviços para um grupo maior, no entanto, diferente da internet, é mais difícil medir os engajamentos com o público-alvo. 

Como exemplos de divulgação, a sua empresa pode criar spots de rádio, criando uma história e uma identidade com a sua marca, assim como peças de tv e anúncios nos meios impressos e visuais.

Frisamos que é extremamente importante dosar os meios, seja on ou off, o trabalho de divulgação deve ser bem executado após um ótimo planejamento, para que assim, o público entenda o que está a ser transmitido e possa criar familiaridade com a marca.